Da academia para a areia da praia: MALHAÇÃO!

Mais do que sol, mar e um petisquinho, o pé na areia da praia reserva para você a maior, mais bonita e ventilada área de malhação que existe (sem precisar pagar nada por isso!). Areia fofa, ondas agitadas ou águas tranqüilas podem esculpir o seu corpo brincando. Veja o que cada esporte faz pelas suas curvas, monte sua programação e desfrute tudo o que a praia pode lhe oferecer.

Frisbee
É um bom exercício cardiovascular, já que o disco voador obriga a várias e intensas manobras de corpo inteiro. Ajuda a desenvolver força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.
Músculos trabalhados: bíceps, tríceps (músculo do tchau), ombros, costas, peitoral, abdômen e panturrilhas.
Calorias queimadas: cerca de 300 em uma hora de atividade.
Dica: deixe o jogo bem ágil, assim você exige mais do seu corpo. Se possível escolha um parceiro (a).
com o mesmo nível técnico – ou superior – para garantir um bom resultado no treino.

Body board
Trabalha intensamente a musculatura do corpo todo e o sistema cardiorrespiratório. Portanto, acentua as curvas do corpo, melhora a coordenação motora, a flexibilidade e a postura. O contato com a água também ajuda a desestressar.
Músculos trabalhados: superiores e inferiores, especialmente bíceps, ombros e paravertebrais (que ficam entre vértebras).
Calorias queimadas: entre 350 e 450 em uma hora de esporte.
Dica: Faça alongamentos para a lombar, já que a curvatura dessa região (lordose) estará acentuada pela postura assumida durante o esporte. 
andar_biclicleta

Bike
O ciclismo é um excelente exercício tanto para queimar calorias quanto para melhorar o condicionamento físico. As pernas ficam mais desenhadas e firmes e o stress vai embora.
Músculos trabalhados: abdômen, lombar, quadríceps (parte da frente da coxa), panturrilhas, tíbia (canela) e bumbum.
Calorias eliminadas: entre 400 e 500 em uma hora de atividade.
Dica: você pode obter melhores resultados pedalando em terrenos com subidas. A bike não é indicada para quem tem problemas no joelho ou coluna.

Caminhada com água na canela
A água na altura da canela funciona como uma carga extra para a musculatura, principalmente das pernas e quadris. Além disso, andar com o pé na água é eficiente contra varizes e demais doenças circulatórias, pois o movimento facilita o retorno sanguíneo das pernas.
Músculos trabalhados: panturrilhas, quadríceps, parte de trás das coxas e bumbum.
Calorias queimadas: entre 350 e 450 calorias em uma hora de exercício.
Dica: mesmo considerando a dificuldade de andar na água, o exercício só terá efeito se você praticar com vigor.

Caminhada com a água na coxa
A resistência imposta pela água será maior ainda, com pernas e quadris fazendo todo o esforço para vencer essa barreira. Resultado: queima mais calorias e tonifica os músculos. 
Músculos trabalhados: panturrilhas, quadríceps, parte de trás das coxas, bumbum e abdômen. Calorias queimadas: entre 400 e 500 em uma hora de exercício.
Dica: mantenha uma boa postura, olhando para o horizonte e deixando o peito aberto para respirar. Cuidado com os buracos na praia, que podem ficar escondidos pela água.

Caminha na areia dura
A caminhada é um exercício aeróbico simples e muito eficiente. Quando feita na areia dura, se assemelha à caminhada realizada em superfícies firmes, como a esteira. Esse tipo de areia absorve impactos sem risco de lesões para joelhos e articulações.
Músculos trabalhados: panturrilhas, quadríceps, parte de trás da coxa e bumbum.
Calorias queimadas: entre 250 e 450 em uma hora de atividade.
Dica: pratique de manha ou no final da tarde, quando a maré baixa forma uma faixa de areia dura próxima ao mar.

Caminhada na areia fofa
caminhar_praiaEla gasta mais energia e também oferece mais resistência muscular. Andar na areia fofa exige 2,7 vezes mais esforço muscular e cardiovascular do que caminhar no asfalto.
Músculos trabalhados: panturrilhas, quadríceps, parte de trás das coxas e bumbum.
Calorias queimadas: entre 330 e 500 calorias em uma hora de exercício.
Dica: não pratique a atividade se estiver com algum problema nos pés, tornozelos e joelhos, pois há risco de agravar a lesão.

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